domingo, 28 de Abril de 2024  22:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-05-2011

BE acusa PS, PSD e CDS de desistirem dos desempregados do distrito de Aveiro.


A Comissão Europeia "projectou um cenário negro para Portugal com a previsão de uma taxa de desemprego de 12,3% para 2011 e 13% no ...

A Comissão Europeia "projectou um cenário negro para Portugal com a previsão de uma taxa de desemprego de 12,3% para 2011 e 13% no final do ano seguinte".

A candidatura do Bloco de Esquerda de Aveiro, "face à gravidade destas projecções", realizou uma conferência de imprensa junto ao Centro de Emprego de Aveiro.

Nesta conferência de imprensa estiveram presentes três candidatos por Aveiro, Pedro Filipe Soares, Odete Costa e Nelson Peralta. O deputado Pedro Filipe Soares indicou que “o desemprego no distrito de Aveiro atinge hoje mais de 50 000 pessoas, mais de metade sem qualquer apoio social, como o subsídio de desemprego ou o subsídio social de desemprego. Aveiro é o quinto distrito do país com mais desempregados. As mais afectadas continuam a ser as mulheres, representando cerca de 60% e os jovens, com menos de 34 anos, já são 40% dos desempregados do distrito. A previsão da Comissão Europeia indica que no final de 2012 teremos mais de 60 000 homens e mulheres desempregados no distrito, representando o maior flagelo desta crise”.

As declarações de Helena André, "Ministra demissionária do Trabalho", comentando estas previsões da Comissão Europeia "assumiu optimismo pela recuperação económica e reconheceu a necessidade de apoiar da melhor forma as pessoas que estão fora do mercado de trabalho". Estas palavras da Ministra "mereceram uma firme crítica do deputado e candidato bloquista, dizendo que as palavras da candidata Helena André não passam de propaganda e hipocrisia, pois com o acordo com o FMI é um profundo ataque à economia e ao emprego". "Helena André é candidata do PS, partido que assinou um documento onde já indicava a previsão de aumento de desemprego e que se comprometia a cortar para metade o apoio aos desempregados. Esta é a escolha daqueles que desistiram dos desempregados e da economia e que se resignaram à recessão. O desemprego é a única certeza que PS, PSD e CDS nos apresentam, o desemprego é a sua política”.

“São gerações sacrificadas, abandonadas e entregues ao desemprego, à precariedade e aos baixos salários. Com estas políticas incompetentes serão em breve 60 mil os desempregados no distrito. O Bloco não desiste das pessoas, do distrito e do país. São necessárias políticas claras que criem emprego e é esse o compromisso da candidatura do BE por Aveiro”. Pedro Filipe Soares alertou ainda que para 2013, "o desemprego será maior devido a esta escolha de políticas incompetentes, é quando PS, PSD e CDS mais cortam no subsídio de desemprego e nos apoios sociais". O deputado abordou ainda o tributo social, "proposta do PSD que pretende obrigar quem recebe subsídio de desemprego a trabalhar gratuitamente". “Recebe subsídio de desemprego quem trabalhou e descontou para isso. Quem escolhe as políticas de desemprego quer também castigar e tratar os desempregados como criminosos, negando-se a criar emprego mas obrigando os desempregados a trabalhos forçados. O que é preciso é criar empregos e não desistir do país, e é esse o compromisso do Bloco de Esquerda”.

As propostas do CDS nesta área também mereceram referência, “o CDS tem para oferecer aos jovens uma vida de contratos a prazo, desistindo de promover a estabilidade”. O deputado apresentou algumas medidas do compromisso do Bloco pela criação de emprego, nomeadamente o programa de reabilitação urbana, de reconversão energética e de apoio à terceira idade.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®